quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Glorioso comemora hoje 103 anos de História

O aniversário do Benfica é vivido por todo o Mundo. Este ano, convidaram-se diversas entidades e todos os clubes da Liga, à excepção daquela equipa do Norte cujos líderes em breve serão presos.
O Sporting respondeu ao convite mas recusou-o, uma vez que a equipa de futebol joga à mesma hora com a Académica, para a Taça de Portugal, num estádio quase vazio.
O início da festa do 103.º aniversário do Benfica, no Casino do Estoril, está previsto para as 19h30, mas Luís Filipe Vieira fará o aguardado discurso antes mesmo do jantar. Parece que esta gala irá, de agora em diante, realizar-se todos os anos.
O Benfica aproveita para distinguir profissionais, equipas e projectos, num prémio com o nome do grande Cosme Damião. Luisão, Léo, Simão e Nuno Gomes estão na corrida pela distinção de futebolista do ano em 2006. Curiosamente, Ronald Koeman concorre ao prémio de treinador do ano.
Durante a festa há a promessa de algumas surpresas. Ventilou-se já o nome dos "Gato Fedorento", embora desfalcados de um dos elementos - para sua infelicidade, adepto do Sporting.

"Benfica até debaixo de água!"

Etiquetas: , ,

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Zayt al-Zaj

Prometo, em breve, uma nova série atenta ao surrealismo democrítico dos Estados Unidos da América, não sem estupefacção e uma pitada de acidez sulfúrica... tal a também 'vitríola' elite norte-americana. Existem pois substantivos que, se fossem adjectivos, se aplicariam capazmente...
Servindo este post como mera nota informativa de esclarecimento, devo dizer que a ideia, há algum tempo pairando sobre a minha cabeça, se definiu perante o surgimento do filme "O Bom Pastor", que ainda não vi, confesso, mas que aparenta ser mais uma operação subliminar de propaganda à escala mundial, acrescendo-lhe a perversidade manipulatória hollywoodesca que, como se sabe, institui-se como a maior e mais influente exportação norte-americana. Não se gerem confusões: a sociedade secreta Skull and Bones é a mais poderosa e impune máfia planetária, instituída na CIA, no governo norte-americano (veja-se a dinastia Bush), no FBI, you name it... mas guardemos pormenores para depois... Correndo o risco de fazer uma análise precipitada do filme (cujo resumo do guião li diagonalmente), duvidem, para já, dele, sendo o herói (Matt Damon) um irrepreensível membro da "cohort". Entretanto, se o tema lhe suscita curiosidade, pode o estimado leitor ver AQUI (post intitulado "A democradura americana: Skull and Bones e a Nova Ordem Mundial") um documentário talvez extremadamente conspirativo que se debruça sobre a dita sociedade de Yale. O Caderno de Corda está apenas aparentemente sereno, mas certamente atento.

Etiquetas: , , , , , , ,

domingo, fevereiro 25, 2007

"A única lei que desprotege o poderoso e favorece o fraco e oprimido é, infelizmente, a da bala." (Jeremias Cabrita da Silva)

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

O emancipado voo blogosférico

Etiquetas: ,

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Nunca é tarde para se ter uma infância feliz...

É com sincera satisfação que noto o surgimento de um número considerável de blogues que brotam das terras férteis de Algés, Cruz Quebrada e Dafundo, onde em tempos também eu criei raízes e amizades que floriram para não mais definhar. Em breve, depois de uma observação mais ou menos aturada deste epifenómeno localizado, novos links serão adicionados à lista do Caderno de Corda. O acto merecerá post cerimonial...
A fechar, para vós, a lírica de Jorge Palma, sempre apropriada:
Nunca É Tarde Para Se Ter Uma Infância Feliz

A gente já não sabe o que há-de fazer com a lua
Gerou-se um curto-circuito no canal telepático
E a caverna clandestina por detrás da cascata
Onde os amantes se entregavam à eternidade
Hoje não passa dum moderno armazém de sucata
.
Existem mil produtos para encher o vazio
Criámos computadores para ampliar a memória
E todos nós temos disfarces para aumentar a confusão
Só não sabemos como fazer o amor durar
O grande enigma continua a dar-nos cabo do coração
.
"Olá, a que horas parte o teu comboio?
O meu é às cinco e trinta e três
Ainda falta um bom bocado,
Queres contar-me a tua história?
Espera, deixa-me adivinhar,
Vais recomeçar noutro lado...
Trazes escrito na bagagem
Que a coisa aqui não deu...
Quanto a mim, também me sinto um pouco desenraízado... "
.
Também o amor se adapta às leis da economia
Investe-se a curto prazo e reduz-se a energia
E quando o barco vai ao fundo ninguém quer ser culpado
Mas nunca é tarde para se ter uma infância feliz
O cavaleiro solitário ainda sonha acordado

Etiquetas: , , , ,

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Criar banalidades, até chegar ao génio

"Um pouco de trabalho, repetido trezentas e sessenta e cinco vezes, dá trezentas e sessenta e cinco vezes um pouco de dinheiro, isto é, uma soma enorme. Ao mesmo tempo, a glória está feita. Do mesmo modo, uma porção de pequenos gozos compõem a felicidade. Criar uma banalidade é o génio. Devo criar uma banalidade."


Charles Baudelaire, in "Diário Íntimo"

Etiquetas:

Estou em crer que a foto é de Jean Gaumy. Lamento desconhecer a sua história

Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Seguir Caminho

Eu quis chegar mais longe,
mas tive medo de perder.
Eu sabia que, se ficasse,
me ia acomodar - evitar sofrer.

Nunca fiz coisa tão certa
em arriscar abraçar o destino,
apertar a amizade no peito
e seguir de mão dada caminho,

seguir caminho...

Quem perdeu, perdeu
- e continua buscando
respostas no céu,
quando a luz da lua
se reflecte mais bela
nos olhos teus,
terrena, minha e tua...

A luz nos teus olhos brilha
- é a minha alegria.
Se vejo em ti tão perto a lua,
o meu coração oscila
e até a chuva que cai na rua, fria
nos chega turva mas tranquila.

Etiquetas:

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Pearl Jam e Police: dois regressos confirmados

Os Pearl Jam, ainda em promoção do álbum homónimo, tocam em Portugal no próximo dia 8 de Junho naquele que será o primeiro concerto de uma nova digressão europeia.
A actuação dos cinco de Seattle revelou-se a primeira confirmação no cartaz do festival de "música e arte" da promotora Everything Is New, agendado para os dias 8, 9 e 10 de Junho, a ter lugar no Passeio Marítimo de Algés, Oeiras.
Foi em Setembro passado que nós, indefectíveis fãs de Pearl Jam, pudemos assistir a (mais) dois espectáculos memoráveis. A manager Kelly Curtis abordou, no comunicado de imprensa da promotora, a questão do inesperado e rápido mas muito desejado regresso: "Os nossos concertos na Europa, no passado Outono, foram incríveis, o que nos deixou cheios de vontade de regressar o mais rapidamente possível a alguns dos nossos locais favoritos. Geralmente há um intervalo de cinco anos entre cada visita à Europa, pelo que é óptimo estarmos já de volta".
- * -
Eis o segundo coelho tomado pela cajadada deste post-musical-dois-em-um. Reporto-me ao regresso dos Police aos palcos, finalmente confirmado e claramente visto, qual fogo de Santelmo, 23 anos depois (desde 1984), a 11 de Fevereiro passado, na 49.ª cerimónia de entrega dos Grammys.
Sting, Andy Summers e Stewart Copeland, que se apresentaram nos Grammys com "Roxanne", têm estado a preparar a tournée - primeira nos últimos 20 anos - num estúdio em Vancouver, Canadá, local onde a digressão será iniciada, a 28 de Maio. Resta saber se o regresso aos palcos do mundo tem escala em Lisboa...
Entretanto, Sting continua a promover ao vivo o seu mais recente álbum "Songs From the Labyrinth", que inclui temas do século XVI, da autoria do trovador medieval irlandês John Dowland.

Etiquetas: , ,

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Foto DAQUI

Etiquetas:

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Sondagem Cordiana III: Concorda com a legalização das drogas leves - descriminalização do consumo e posse privada?

Concorda com a com a liberalizacao das drogas leves, descriminalizacao do consumo e posse privada?

Sim
Nao
pollcode.com free polls

Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Confesso que nasci (clique na imagem)

domingo, fevereiro 11, 2007

Post de Reflexão - Resultados da Sondagem Cordiana II: São ou Nim? Carne ou peixe?

Imediatamente findo o período de reflexão, este post, de análise dos resultados da Sondagem Cordiana II: São ou Nim? Carne ou Peixe?, é escrito já nos primeiros minutos do dia de voto no referendo à lei do aborto.
A projecção de resultados avançada pela Sondagem Cordiana não será, no entanto, realista - a avaliar pela pouca afluência à urna virtual (apenas 20 votos totais) e pela vitória absolutamente esmagadora da tendência para o "sim", contra a total ausência de votos no "não".
Numa sondagem da Eurosondagem para o Expresso, SIC e Rádio Renascença, o "sim" está em vantagem, com 53,1 por cento, relativamente ao "não", com 46,9 por cento. Observa-se, pois, uma vantagem de seis pontos percentuais do "sim", apontando-se 12,5 por cento de indecisos e uma previsão de abstenção a rondar os 43 por cento.
O "sim" à despenalização é também o vencedor na sondagem da Universidade Católica (velhos tempos...) para a RTP, com 58 por cento das intenções de voto - mais 16 pontos percentuais do que o "não", com 42 por cento.
Da Sondagem Cordiana II, cujo aberto leque de dez respostas permitiria aferir a dúvida e o anseio do votante por trás da cruz dicotómica, retiram-se os seguintes resultados:
Num total de 20 votos, 13 recaíram no "sim" puro (65%), sem adendas, demonstrando concordância com a colocação instituída do referendo tal como se apresenta. Notem-se, no entanto, mais dois votos (10%) convictos na resposta "sim, manter uma lei hipócrita é sintoma de uma sociedade intoxicada e desonesta" e outro (5%) em "sim, esta é uma questão pragmática e racional que dispensa moralismos". Somando-se estes três resultados, obtemos uma margem de 80 por cento dos votos inamovivelmente favoráveis à despenalização do aborto.
Ainda pelo "sim" mas com algumas dúvidas, não concordando com "o modo como as coisas estão a ser feitas", registam-se dois votos (10%).
Neutrais, apenas dois votos (10%) na hipótese "se pudesse, mudava a pergunta" retraem uma resposta afirmativa para qualquer dos lados.
Para o autor do Caderno de Corda não deixa de ser curioso notar que, aparentemente, este blogue não tem leitores pelo "não"...

Etiquetas: ,

sábado, fevereiro 10, 2007

Big Brother Bush

Etiquetas: , ,

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Blogosfera lusa vigiada pelo Grande Irmão Sam

Aviso aos bloggers: Leitura obrigatória

Na noite de terça-feira, 2 de Janeiro de 2007, o Caderno de Corda publicava "o vídeo integral da execução de Saddam Hussein" na certeza de que as imagens, de teor inaudito neste blogue, não inferiam sensacionalismo; antes exigiam publicação imediata considerando as propícias palavras de posts anteriores, a exigência histórica, a gravidade incontornável do enforcamento.
Nessa noite, depois de terminado e publicado o texto que acompanha o vídeo, voltei a visualizar o blogue - talvez, em pequeníssima parte, por umbiguismo bloguista, mas certamente por brio. Verifiquei, por indicação do contador Twospots (à direita, debaixo do contador de visitas Site Meter), que o Caderno de Corda tinha, online, mais de 40 visitantes simultâneos no prazo máximo de três minutos.
Estranhei. Nada semelhante alguma vez acontecera. Averiguei os dados do Site Meter e concluí que, naquele instante, mais de 40 entradas sincrónicas permaneciam por momentos, movimentando-se freneticamente pelos arquivos do Caderno de Corda, vasculhando os cantos à casa. O IP era coincidente: 38.98.19.# Todas as visitas eram oriundas de Fort Worth, Texas, Estados Unidos da América - cidade fundada em 1849 como campo militar, onde, por sinal, se encontra o "United States Army Corps of Engineers" e a base militar "Naval Air Station Joint Reserve Base Fort Worth".
No decorrer da hora seguinte, as movimentações invasivas aquietaram-se, mas apenas para regressarem em horas. A título de exemplo, garanto aos estimados leitores ter tido, no período dos dois dias que se seguiram, uma visita directa da Halliburton, a gigantesca e perversa multinacional que mais lucra com o estado de guerra levado a cabo pela administração Bush; que faz a gestão logística das operações militares norte-americanas e que opera fortemente no sector energético (exploração e produção de petróleo e gás) em mais de 120 países.
Depois, seguiu-se uma grande empresa de traduções norte-americana (especializada em cento e muitas línguas - não me recordo com exactidão do número nem guardei o link), que se embrenhou também pelos arquivos, numa óbvia atitude intencional e perscrutante.
Desde então, todas as semanas o Caderno de Corda recebe visitas regulares e curtas oriundas do IP (38.98.19.#) que denuncio, com base em Fort Worth, Texas.
Para terminar, aproveito para recordar o estimado leitor de que a Halliburton, curiosamente também sedeada em Houston, Texas, fundiu-se recentemente com a Dresser Industries, que teve como director o bizarro avô Prescott Bush (esse mesmo, o amigo de Hitler!)... Relembro ainda o facto histórico de que o pai George H. W. Bush, anterior presidente dos EUA, trabalhou também para a Dresser Industries entre 1948 e1951, antes de fundar a Zapata Corporation. E não esqueçamos que, no rescaldo da Operação Tempestade no Deserto, no Kuwait, 1991, as equipas altamente especializadas da Halliburton "ajudaram" a "controlar" 320 poços de petróleo em chamas. Isto para não falar dos escândalos em redor da presidência de Dick Cheney na Halliburton, acumulada com as funções de vice-presidente dos EUA...
Na certeza de que este post será vistoriado, peço a atenção dos estimados leitores - testemunhas... Espero que nenhuma represália recaia sobre o Caderno de Corda, a bem da já obscena liberdade na boca de piratas imperiais.

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Hoje cheguei a casa e tinha nada para limpar

Liguei a net. Primeiro post da nova casa.

Etiquetas: ,