quarta-feira, outubro 31, 2007

Pirâmide Invertida

Uma história por contar; um livro por escrever. Um prefácio já escrito.

Etiquetas: , ,

segunda-feira, outubro 29, 2007

"Endo". Cibachrome em alumínio, 2000. Robert Gligorov. Foto DAQUI

Etiquetas: ,

domingo, outubro 28, 2007

Entranhas

Desígnios expandidos a um ínfimo ponto no escuro,
Revelado o universo infinito em lótus e silêncio,
Que a postura da flor transcende o mundo inteiro e puro,
Na alma deixada a vaguear, assombrada em sons e mistério.

Abre-se a arca dos segredos mais óbvios,
Guardados por pálpebras purpúreas e solares,
Deificados por egotismo e vãos opróbrios
No enigma clássico dos labirintos polares.

Monarca do pátio fresco da incerteza,
Abeirado nas ombreiras de duas janelas,
Espreita da torre humana a chama intensa
Que arde e ácido derrama nas gamelas

Onde os cães mergulham as fuças
em desperdício da esbanjada ração,
sobre a esteira emporcalhada já ruça,
aquecida pelo bafo da sofreguidão.

Os descobridores do instinto caíram
Das bermas planas e abissais do mundo.
Uns estamparam-se e outros deles riram;
Uns eram veias; outros, gérmen fecundo.

Ao Rei Lagarto

Etiquetas:

sexta-feira, outubro 26, 2007

BABY JANE: Fumo branco!


Habemus titulum!

Depois de longa deliberação, os cinco músicos aniquilaram, um a um, por doloroso processo de exclusão de partes, cerca de 80 títulos possíveis para o EP que fermenta ainda no forno da Klínica do Mestre Gil. Pizzas, tangos, cervejas e coca-colas depois, a resolução:


"História de Um Vinho Azedo"


Ainda em primeira mão, "História de Um Vinho Azedo" é a canção que abrirá o EP homónimo, cujo alinhamento será o seguinte:


1 - História de Um Vinho Azedo

2 - Italian Wool

3 - Joana em Mim

4 - Princípio do Fim

5 - Quero Mais

6 - Dia Final


A banda, que se encontra de momento a desenvolver os conceitos gráfico e multimédia do próximo disco junto do designer Michael Cavero e do realizador e videasta Tiago Pereira, prepara também uma apresentação privada do trabalho, donde poderá resultar um videoclip.

Depois? Bebemos espumante tinto da Bairrada...



Ao meu Irmão Gustavo, que fez anos ontem, dia 25 de Outubro

Etiquetas: , , ,

Sem título, 2003, encáustica e acrílica s/ tela. Alice Vinagre

Etiquetas: ,

quarta-feira, outubro 24, 2007

Circunvolução

No ventre dorido
mendiga, perdida,
a mulher-ânsia,
afogada em azeite e azia,
embaraçada nos pêlos
das barbas do tempo,
cinzentas e ralas,
tontas na espira,
diluídas no ralo sinuoso
do coador de minh’ alma.


Mais uma vez, ao Gonçalo Cunha, que deu o mote.

Etiquetas:

terça-feira, outubro 23, 2007

"Se o pano caísse sem que aplausos se ouvissem, morreria duas vezes" (Jeremias Cabrita da Silva)

Se o pano caísse
sem que aplausos se ouvissem,
morreria duas vezes.

Etiquetas:

segunda-feira, outubro 22, 2007

Petição pelo "bem dos artistas de espectáculo em Portugal"

O enorme saxofonista inglês Mark Cain (ex-Primitive Reason), radicado em Portugal há já alguns anos, enviou-me por mail um pedido de subscrição DESTA petição, “para o bem de todos os artistas de espectáculo em Portugal”.
Concretamente, “o Art.º 17 da Proposta de Lei 132/X vem impor a regulação, através de Contrato de Trabalho ou Instrumento de Regulamentação Colectiva, dos Direitos de Propriedade Intelectual decorrentes da actividade artística, a coberto de uma alegada, e não provada, limitação ao princípio constitucional da liberdade de exercício individual de Direitos”.
Segundo consta no texto, “os ataques à Gestão Colectiva agora propiciados viriam reinstalar a situação de vergonhosa iniquidade anterior a 2004, em que os Artistas se viam forçados e coagidos, por estado de necessidade, a cederem a titularidade e remuneração dos seus Direitos, sob pena de verem coarctado, esse sim um preceito constitucional fundamental, o seu Direito a exercer uma profissão”.
Assim sendo, os Peticionários requerem à Assembleia da República e demais Órgãos de Soberania:
  1. A eliminação do Artº.17 da Proposta de Lei 132/X, assim como de qualquer outra forma de regulação dos Direitos de Propriedade Intelectual decorrentes da actividade artística à margem do disposto no Código do Direito de Autor e Direitos Conexos.
  2. A manutenção, em todas as instâncias legislativas, no presente e no futuro, das formas de Exercício Colectivo previstas no Artº.178 do Código do Direito de Autor e Direitos Conexos.

Assine-se, pois! Sem hesitação!

Etiquetas: , , , , , ,

domingo, outubro 21, 2007

Peões de Gigantes?

Em 1769, o engenheiro húngaro Baron Wolfgang von Kempelen construiu uma máquina de jogar xadrez para divertimento da rainha austríaca Maria Theresia. Tratava-se de um mecanismo dirigido por um suposto turco, que se tornou no mais famoso autómato da História. Recentemente, o Heinz Nixdorf Museum, em Paderborn, produziu uma incrível réplica funcional do turco. A imagem é DAQUI. O motivo deste post, por estranho que pareça, prende-se com a escolha do título do EP que os Baby Jane estão prestes a lançar.

Etiquetas: , , , , ,

quinta-feira, outubro 18, 2007

Foto DAQUI

Alegoria de Hispânia: Uma figura feminina com uma longa túnica, coroa de louros, ramo de oliveira na mão direita e o braço esquerdo sobre um conjunto de rochas, possivelmente representando os Pirenéus. A seus pés, um simbólico coelho, que teria dado o nome às terras da Península Ibérica.

Etiquetas: , ,

quarta-feira, outubro 17, 2007

Resultados da Sondagem Cordiana VII: Saramago previu o nascimento de uma "união ibérica" entre Portugal e Espanha. Deveria, ou não, criar-se a Ibéria?

Em dez respostas possíveis à questão "(...) Deveria, ou não, criar-se a Ibéria?", da Sondagem Cordiana VII, prevista por José Saramago, os estimados leitores do Caderno de Corda optaram, no curto total de 22 votos registados, por seis hipóteses de réplica.
Do geral para o particular, verifica-se uma clara maioria desfavorável à criação da Ibéria (79%). De entre as três possibilidades negativas de resposta, destaca-se, com 10 votos (45%), a ideia de que nem com capital em Lisboa a constituição da Ibéria seria um projecto bem recebido pelos portugueses.
O cepticismo dos estimados leitores confirma-se novamente na subscrição das palavras do Presidente da República Cavaco Silva, quando este considerou publicamente a ideia como sendo "absurda” (cinco votos - 23%). No mesmo registo, dois votos (10%) em “Nunca! Nem os espanhóis querem ser espanhóis!” revelam, com sarcasmo q.b., a noção de que o condensado Portugal uno e indivisível é mais doce do que uma Espanha a espaços amarga e dividida.
Recorde-se que o Quinto Império foi uma forma de legitimar o movimento autonomista português, que conseguira o fim da União Ibérica...
Atestando a baixa taxa de participação nesta série das Sondagens Cordianas, a mais votada resposta afirmativa à questão soma apenas três votos (14%): "Sim. Não deixaríamos de falar nem escrever em português e, com 10 milhões de habitantes, teríamos tudo a ganhar." O pragmatismo e a audácia têm destas coisas... Poderia Portugal tornar-se assim, rapidamente, no Estado Ibérico mais representativo e desenvolvido?
Por fim, ex aequo (como eu gostava desta expressão latina, dita frequentemente no decorrer dos "Jogos Sem Fronteiras", da RTP...), duas respostas com apenas um voto (5%) cada. Se, por um lado, com alguma desilusão aparente, há quem creia que sim, que deve criar-se a Ibéria - dado que, tarde ou cedo, acabaremos por integrarmo-nos -, por outro lado, um voto em "Culturalmente nunca nos integraremos, mas política e economicamente sim" demonstra a cedência ao imperativo económico e a esperança depositada na cultura como principal massa de coesão social e de sedimentação da identidade dos povos.
Pela primeira vez revelo o meu voto: “Nunca! Nem os espanhóis querem ser espanhóis!” E não é que é mesmo verdade?

Etiquetas:

domingo, outubro 14, 2007

Metal, Madeira, Terra, Água e Fogo

Um pentágono ou uma estrela de cinco pontas?
Produção ou controlo?

Etiquetas:

sábado, outubro 13, 2007

quarta-feira, outubro 10, 2007

Apologia

Perdoem-me os estimados leitores, mas a música sobrepôs-se ao blogue. Peço a vossa compreensão e paciência. Em breve, teremos novidades que se oiçam... Hoje, os Baby Jane terminaram a longa fase de captação. Segue-se a mistura, a masterização, as produções gráfica e vídeo, multimédia... uf!

Etiquetas: , , , , ,

segunda-feira, outubro 08, 2007

domingo, outubro 07, 2007

E assim se passou um fim-de-semana prolongado em estúdio...

quinta-feira, outubro 04, 2007

Modular Vídeo e proto-etnografia chegam ao Caderno de Corda

Tiago Pereira, talentoso realizador e videasta português, é o meu mais recente companheiro de trabalho. À mesa do café, quando discutíamos as possibilidades de abordagem a um pequeno filme que estamos a produzir, descobri algumas curiosidades sobre o Tiago, filho do virtuoso Júlio Pereira – o “homem dos sete instrumentos”. Mas a curiosidade que mais nos interessa em contexto blogosférico é a de que o realizador do documentário meta-etnográfico duplamente premiado “Onze Burros Caem no Estômago Vazio” tem também um blogue: o Modular Vídeo.
Serve, pois, este post para anunciar a inclusão do Modular Vídeo no hipertexto vazante do Caderno de Corda. E o tema do nosso filme... recorrentemente transmontano, mas definitivamente bísaro...

Etiquetas: , , , ,

terça-feira, outubro 02, 2007

Imagem de origem desconhecida

Etiquetas:

segunda-feira, outubro 01, 2007

Segunda-Feira

Ah, se eu pudesse…
Se me bastasse querer
Consertar o mundo…
Se acordar fosse
A liberdade de viver
Além dum sono profundo…

E quando eu saía
Da casca da solidão,
Sonhava alto o despertar;
Corria e não sabia
Que voava de pés no chão
Improvisando-me no ar.

Não é essencial a doutrina.
À segunda-feira tenho sono
E preguiça peregrina.
Sou melhor como patrono
De mim próprio à bolina,
A ver se não me afogo deste trono,
Poltrona adamantina.

E quantas manhãs triunfantes
Em adolescente despertei,
Abrindo as janelas de par em par,
Inspirando a vida, abundante,
Com fulgor de quem é rei
Com o mundo por conquistar.

Ah!, se eu pudesse
Consertava o mundo,
Como tu, não duvido.
Se eu alegrar soubesse
O moribundo…
Com palavras doces ao ouvido?

Ai, meu amor, já está…
Passou-se outro dia
Sem que saibamos o que há
Por trás da monotonia.

Etiquetas: ,