domingo, maio 31, 2009

sábado, maio 30, 2009

Ficção

Invento mentiras
para contar a Verdade.
Deus está na chuva;
na casa do lago
onde os antílopes brincam.
Morte por desventura
é talvez coisa que não exista.
"Não há coincidências", lembra-te.
Se apanhar uma bala com os dentes,
a ilusão será a minha morte.

Severin espera-te lá.

Foto DAQUI

Etiquetas:

sábado, maio 23, 2009

"Escrever muito parece ser derivante de um padecimento de angústia e de debilidade de viver; ou o modo de evitar paixões, ou saciá-las sem as sofrer."

Agustina Bessa-Luís

Etiquetas: ,

quarta-feira, maio 20, 2009

evoL ni romA

Não há maior prisão que o amor
nem libertação maior que o amor.
Não há coisa que seja em si tão doentia
e geradora do maior bem, da mais pura alegria.

Etiquetas: ,

domingo, maio 17, 2009

quinta-feira, maio 14, 2009

Planetas alinhados

(como iniciar este post?...)

Hoje, num só dia, recebi por email duas notícias inesquecíveis e raras. A primeira, chegada esta manhã, é a de que, depois de contactado ontem à noite pelo poeta Amadeu Baptista, verei incluído um poema inédito de minha autoria numa Antologia poética sob a temática "Música", organizada por Amadeu. Confirma-se, em primeira mão, que esta Antologia será dada à estampa nos primeiros meses de 2010, sob os auspícios do Conservatório de Música de Viseu.
A segunda notícia, recebida esta tarde, mas de igual modo surpreendente, é a de que verei também publicado em livro outro poema inédito, desta feita no Brasil, por ocasião do 9.º Concurso de Poesia da Universidade Federal de São João del-Rei, no estado de Minas Gerais. No comunicado de congratulações que recebi, estava implícito o convite para comparecer no cocktail de "Premiação e Lançamento" do livro, que integrará a programação do 22.º Inverno Cultural da UFSJ, previsto para o período de 11 a 19 de Julho de 2009. É óbvio que a viagem transatlântica não está incluída, mas, não deixando créditos por mãos alheias, já fiz seguir um email de réplica sedento por mais detalhes. Oportunamente, voltarei a fazer eco no Caderno de Corda destes verdadeiros happenings.

Etiquetas: , , , , , ,

sábado, maio 09, 2009

Youthless - Do Bacalhoeiro para Londres

O duo dinâmico Youthless, composto apenas por Sebastiano Ferranti (baixo e vozes) e Alex Klimovitsky (voz, bateria e sintetizador), actuou ontem à noite, sexta-feira, 8 de Maio, no Bacalhoeiro, para mais um showcase entre amigos, antes da partida para Londres, onde a banda tem já três datas marcadas para este mês.
Com escassos meses de existência, os Youthless fizeram ontem o seu terceiro concerto de sempre, mas a experiência de muitos anos a tocar juntos nos Three and a Quarter compensa, com a adrenalina habitual que os caracteriza, um espectáculo ainda embrionário. "Só estamos a tocar para os amigos, até estar super-cromo e da melhor gama de qualidade", disse-me, ipsis verbis, o Bill (Sebastiano) no seu português engraçado.
Não deixa de ser curioso notar que Alex, guitarrista e vocalista dos Three and a Quarter, seja teclista, baterista e vocalista em Youthless – instrumentos que pratica há apenas três meses (teclas) e um ano (bateria). “Sou essencialmente um compositor, então uso por autodidactismo qualquer instrumento em função do que pretendo. Sax, harmónica, berimbau... Mas, além da guitarra, sinto-me um puto com todos os instrumentos”, disse Alex ao jornalista Hugo Simões, recentemente, em entrevista à Produção Áudio.
A fórmula parece ser simples: "beats and melody." Mas há alguma complexidade, especialmente se notarmos que Sebastiano passa o som do baixo por dois amplificadores em simultâneo e usa, para tal, uma parafernália de controladores de pé cujos efeitos modulam singularmente o som de apenas um instrumento que enche a sala e marca, juntamente com o timbre da voz de Alex, a personalidade sonora deste duo.
O concerto, de cerca de 45 minutos, correspondeu ao que podemos ouvir na página MySpace da banda, mesmo sem a participação de Anthony Hegarty, cuja venda de frascos de suor será o próximo passo comercial, assim que os Youthless concretizem a "revolução social absoluta".
A performance de dez temas foi abrilhantada pelo psicadelismo retro emitido por um moderno sistema de projecção vídeo da casa e pelas backing tracks sonoras, a completar o ramalhete. Mas Alex terá de comprar in-ears ou phones wireless que lhe permitam tocar bateria a par e passo com o metrónomo sem o constrangimento de ver voar os headphones... De exaltar o preceito tímbrico e acústico da frigideira usada como cow-bell.
Entretanto, estou em crer que o projecto já foi reconhecido como parte da elite avant-garde da cena Dance/Garage de Londres, Nova Iorque e Lisboa - as três cidades-base dos dois músicos.
Este mês, seguem-se três espectáculos em Londres, a 18 (South of the Border), 20 (Notting Hill Arts Club) e 22 (Tower Tavern), e o regresso imediato aos palcos da noite lisboeta, com data marcada para o dia 29, na Galeria Zé dos Bois (ZDB), no Bairro Alto.

Alinhamento:

  1. Monsta
  2. Naïve Melody (dos Talking Heads)
  3. Golden Age
  4. Casper
  5. Good Hunters
  6. Re-Education
  7. La Moustache
  8. Harmonic Dub
  9. Karen O'
  10. White Bone Demon

Etiquetas: , , , , ,

sexta-feira, maio 08, 2009

Youthless, logo à noite

Youthless é o nome do mais recente projecto de dois velhos amigos: Sebastiano Ferranti e Alex Klimovitsky, o duo dissidente dos Three and a Quarter. Logo à noite, no Bacalhoeiro, lá estarei mais uma vez.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, maio 07, 2009

Duesenberg Starplayer TV

Era este o conteúdo do post que o LG KS20 não me permitiu publicar. Para fazê-lo, tive de enviar as fotos via MMS e pedir que mas reenviassem por email... Anyway, cá estão elas. Trata-se do meu mais recente brinquedo, vindo expressamente da Alemanha, onde esta Duesenberg Starplayer TV é fabricada. Semi-oca, com um excelente som grave e encorpado "à la Gibson Les Paul" e Bigsby à antiga, está em minha casa para que eu escreva um ensaiozito, depois de devidamente testada. É usada por gente como Eddie Vedder ou Rolling Stones. Vou aproveitar para fazer algumas gravações pendentes, no pouco tempo que tenho disponível, se de facto o tenho, antes que a devolva. De qualquer modo, há a possibilidade de ficar com ela... A ver vamos...

Etiquetas: , , , , ,

segunda-feira, maio 04, 2009

LG KS20 sucks!

O post que hoje tinha para os estimados leitores tornou-se impossível de publicar devido a mais uma falha técnica do meu telemóvel, um suposto topo de gama. O software não procede à sincronização com o PC e nada feito quanto à transferência de ficheiros tais como fotografias. Por isto, que, num mar de problemas e insuficiências, é apenas a gota de água, renuncio o LG KS20.
Tenho-o há meses suficientes para perceber que se trata de um logro. O sem fim de motivos que me levam a dizê-lo é por demais extenso para que eu me gaste na tarefa de enunciá-los, esforço esse que o LG KS20 não merece. Que se lavre nas actas cibernéticas: O LG KS20 não presta! LG KS20 sucks! O LG KS20 é um fosso de problemas! LG KS20 is a pit of problems! Não compre o LG KS20! Don't buy LG KS20!

Etiquetas: , , ,