quarta-feira, maio 26, 2010

Videoclip de "O Tempo"

O meu primeiro videoclip demorou, desde a concepção da ideia, passando pela descoberta de que é possível sacar conteúdos do YouTube em ficheiros de vídeo acessíveis; pelo download de software gratuito, desconhecido e duvidoso; pela recolha de matéria-prima e consequente realização, cerca de seis horas. Estou em crer que um recorde - para mim é-o certamente, tratando-se da primeira aventura do género. Tudo começou a fervilhar após noite de devaneio criativo com o meu Irmão Ricardo Girão, que ontem se pedispôs a fazer alguns videoclips para canções caseiras da autoria deste que vos escreve.

Devo sublinhar que o videoclip de "O Tempo", que aqui se estreia, foi realizado por mim em software gratuito com recurso a imagens ilicitamente obtidas do excelente filme documental "Baraka" (1992, Ron Fricke), que o meu mano teve a amabilidade de me mostrar. Compus e gravei integralmente a música em casa (música, letra, baixo, guitarras, vozes, gravação, produção e masterização) num modesto fourtrack digital de quatro pistas, como, aliás, melhor se pode ler no post anterior. Abriu-se a janela de um mundo novo!

Etiquetas: , ,

sexta-feira, maio 07, 2010

"O Tempo", a mais recente canção do planeta, em estreia aqui e agora




No dia 17 de Março tive a visão para "O Tempo". A ideia era já bastante coesa e jogava numa espécie de polifonia simples com as guitarras. Basicamente, se pegarem numa guitarra e tocarem o acorde SI do pincípio ao fim no ritmo base, até têm a sensação - muito enganadora, no entanto - de que sabem tocar esta canção.

Escrevi e compus em poucos dias. A arquitectura surgiu rapidamente. O difícil foi sujar as mãos e, claro, como sempre, confrontar-me com as minhas mais parcas limitações, especialmente no que respeita à interpretação vocal.

"O Tempo" está, desde já, à cabeça de um conjunto de canções e experiências recentes totalmente a solo indexadas na minha página do Reverb Nation. O Caderno de Corda serve novamente de suporte para o lançamento (leia-se publicação) de uma canção inédita, publicada poucas horas depois de terminada a sua masterização. Como membro da banda Baby Jane, devo sublinhar que o que aqui se ouve poderá servir, no futuro, de rascunho para adaptação da banda.

Antes de concluir o post com a inserção da letra de "O Tempo", reforço que esta e as outras gravações disponíveis no player acima foram, à excepção de "Italian Wool" (1999) e "Universo de 1" (2000), inteiramente produzidas, gravadas, masterizadas, produzidas, you name it, num minúsculo four-track da Boss chamado Micro BR. As limitações são inúmeras se compararmos este sistema ao de um estúdio caseiro muito modesto. Para melhor audição, aconselha-se o uso de headphones.

Todas as canções originais deste player estão disponíveis para download gratuito.

Clique em "download".

* O Tempo - letra *

Tudo o que ouço perpassa

Corpo do tempo em expansão

Tudo o que sinto se arrasta

Entre os Invernos de um Verão

O tempo não cessa

O tempo tem muita pressa

Corre, corre, sem olhar pra trás

Corre, inspira e corre, quem pára morre, não olhes para trás

Tudo o que vejo não pára

Toco e não guardo a tua mão

A dor do tempo não sara

Males de corpo e coração

O tempo não cessa

O tempo não espera

O tempo tem muita pressa

Etiquetas: ,