terça-feira, agosto 21, 2012

Chegou hoje ao Reverb Nation, directamente do ano 2000, a canção "Dia Final"



"Dia Final" terá sido escrito por volta de 1998 ou 1999, no meio de um turbilhão de mudanças e traumatismos. Encontrei uma pessoa que partira. A pessoa que ainda me ilumina. Há outras, mas ainda não as encontrei assim. A canção, essa, foi originalmente gravada no ano 2000, de novo na garagem do Carlos, dos Beringelas, pelo técnico João Martins, então baixista dos Skamioneta do Lixo, tal como já havia sido feito nas gravações de "Italian Wool" e "Universo de 1".

"Dia Final" foi, aliás, gravado entre takes com "Universo de 1", no mesmo período. Tal como em "Universo de 1", a bateria foi tocada por Paulo Amaral, baterista dos Baby Jane, e tudo o resto, incluindo sintetizadores quase inexistentes, além de guitarras, baixo e vozes, por mim.  
AQUI pode ler-se um post publicado em Junho de 2005 acerca da canção, contendo, no entanto, incongruências quanto às datas. Nesse post explica-se o porquê de esta versão incluir o trecho de um poema de José Régio. Há outras versões, com outros versos no último terço da letra, nomeadamente aquela gravada pela banda Baby Jane no EP "História de Um Vinho Azedo", em 2008, na qual foi reescrita essa parte final da letra, de modo a que esta não coincidisse com as palavras de Régio.

Dia Final (letra)
A tua cor de sol
E os teus pés de areia
São o princípio e o final
De uma força que receia.

E foi ter-te tão perto
Que me fez deslumbrar
Quando o teu braço de ferro
Se deu a descambar.

- Temos o dia final
mas antes podemos ter o proveito –

Foi então que eu peguei
E te resolvi escrever
Mas tu nunca vais compreender. (2x)

Peço-te por favor,
Já que tu não me ouves,
Esta não é uma história de amor
Porque tu nunca me viste como eu te vi...

Sei que me não entendes.
Sei que quanto melhor te revelar
O meu mundo profundo,
O fundo do meu mar;
Os limos do meu poço,
O antro que é só meu,
(sendo, apesar de tudo, nosso)
Menos me entenderás...

- Temos o dia final
mas antes podemos ter o proveito –

- Temos o dia final
mas antes Temos de ter o proveito –

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, agosto 13, 2012

Duas das actuações dos Baby Jane nos "Reis do Estúdio" chegam ao YouTube

Descobri hoje que estão no Youtube dois vídeos de duas das três actuações da banda finalista Baby Jane no programa "Reis do Estúdio", emitido pela RTP em 97/98. Neste post reúno os vídeos das actuações na primeira eliminatória do programa ("Sol da Caparica") e na semi-final ("Impressões Digitais"), ambas ganhas pelos rapazes com distinção. Falta ainda publicar na net o vídeo da actuação na finalíssima, no qual a banda interpretou "Playback", da Carlos Paião. Do tempo em que havia música ao vivo na TV... Obrigado ao Dino Duarte, que fez o upload!

Etiquetas: , , , , , , , , ,