quarta-feira, março 25, 2015

'Silêncio (Estamos no Ar)' - nova canção em estreia absoluta, aquiagora

Como uma velha gravação de um ritmo de guitarra básico, swingado, num pequeno e portátil leitor de mp3, anteriormente usado para gravar entrevistas de trabalho jornalístico, resulta numa canção: 'Silêncio (Estamos no Ar)'. Aquilo eram apenas uns compassos de um ritmo meio repetitivo, mas que sugeriam qualquer coisa extra com facilidade - caminhos diversos por onde deambular sobre terreno pouco atribulado. 
Ora, aqui há uns meses, andava eu, por entre ficheiros mp3 de esquissos modestos e mal gravados, à procura de qualquer coisa açucarada para compor uma canção nova na qual pretendia utilizar novos instrumentos, quando fiz a minha escolha. A melodia da voz surgiu logo quase por inteiro nessa audição distante do ponto de partida. Peguei no meu gravador de oito pistas Boss BR800 e gravei, numa manhã, as guias de bateria, guitarra, baixo, voz (melodia apenas) e melódica. Quando necessário, usei os microfones incorporados do próprio gravador. O importante era o registo das ideias, rápidas neste caso. 
É em particular relevante referir que comecei por compor e gravar sobre uma bateria programada/desenhada por mim com recurso ao software Rhythm Editor do Boss BR800, tal como havia feito em 'Universo de 1', mas que, a meio do processo, acabei por comprar a "unidade de ritmo" "Doctor Rhythm" Boss DR880, que inclui pads dinâmicas e sensíveis que me permitem efectivamente tocar bateria com os dedos. Foi, portanto, no DR880 que toquei e programei a bateria que se ouve em definitivo nesta versão. Recomendo o DR880. Excelente máquina, mas não substitui um baterista. 
Depois da bateria, que inclui pistas de pandeireta, shaker e outros instrumentos (subtis q.b.) de percussão, gravei o baixo - o meu muy estimado Höfner Ignition Beatles Bass VSB, réplica acessível do de McCartney; as guitarras eléctricas (Duesenberg Starplayer TV e Ibanez EX-370); pela primeira vez numa canção, a minha primeira 12 cordas acústica - uma espantosa guitarra Fender Tim Armstrong Hellcat - e, também pela primeira vez, um inusitado e vintage sintetizador analógico de bolso Stylophone Dübreq (o primeiro a ser comercializado, na década de 60), uma Melodica (Thomann, a mais baratinha) e o também sintetizador analógico de bolso, este de última geração, Monotron Delay, performado com inspirada elevação por Modeler (Tiago Almeida Pereira), cuja participação muito me apraz. Por fim, gravei as vozes com o microfone de condensador largo Golden Age Project FC3 - pouca coisa, aliás; seguramente menos do que tinha idealizado, mas oito pistas são oito pistas, como um euro é um euro, ou como estar vivo é o contrário de estar morto. Como já tornei implícito, tudo foi gravado, produzido e masterizado no gravador digital de oito pistas Boss BR-800.  
Quanto ao tema, a lírica é quase naïf, em contraponto com as vozes de dois pulhíticos contemporâneos de grande e escatológica envergadura, como que dizendo ao público (ou a si próprio, ou mesmo outrém de si mesmo, quiçá quem? - a leitura está em aberto, sempre) para prestar atenção à música e vir dançar com ela. Bottom line, é sempre mais do que isso... Em todo o caso, também masterizei e publiquei na página do Reverb Nation uma segunda versão, sem a introdução das ditas vozes, a que chamei de versão "clean cut"
Por fim, mais uma vez consigo gravar todos os instrumentos de uma canção e só depois me apercebo da existência de um lapso na letra cantada (gravada). Assim sendo, justiceira errata, no primeiro verso da segunda estrofe, quando se ouve "a emissão vai começar" deveria ouvir-se "a sessão vai começar". Por esse motivo, mantenho a letra correcta abaixo, independentemente do lapso gravado. De sublinhar, mais uma vez, a colaboração pronta do Tiago Pereira, que pela primeira vez participou na grande aventura cordiana. Ao momento, além de outras vazas à espera de corte, eu, o Bill e o Tomás mantemos uma nova canção por concluir, totalmente captada no estúdio do Bill. A ver vamos o que dela será. Poderá alguém ainda ajudar a concluí-la, ou então não. Bottom line, é sempre mais do que isso, mas, de facto, aqui é a música que interessa. Silêncio! Estamos no ar!


Todas as canções originais estão disponíveis para download gratuito. 

Clique em "download". 

* Silêncio (Estamos no Ar) - letra *

Eu não demoro, volto já
Não se levante do seu lugar
A emissão vai começar
Silêncio, que já estamos no ar...

Silêncio, yo-yo...

Silêncio!
Silêncio!, estamos no ar!
Estamos no ar!...

A sessão vai começar 
Tu no balcão, no melhor lugar
Fica pra ouvir, vem dançar
Silêncio!, que já estamos no ar...

Silêncio, yo-yo...

Silêncio!
Silêncio!, estamos no ar!
Estamos no ar!...

Etiquetas: , , ,